neurologista

Quando procurar um neurologista?

O que faz um neurologista?

Este é o médico especialista no diagnóstico, estudo e tratamento clínico ou indicação de um tratamento cirúrgico de doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal e os nervos perifericos . O neurologista também é o responsável pelo diagnostico e  tratamento de alterações nos músculos, as chamadas miopatias.

As desordens do sistema nervoso (SN) incluem alterações genéticas (no DNA), nas funções das enzimas (alterações bioquímicas), ou na estrutura dos tecidos. Qualquer doença que afete o SN pode implicar perdas leves ou gravíssimas para o paciente, que vão desde dificuldades leves na memória  a perda completa dos movimentos (paralisias), até a perda parcial ou  total das habilidades cognitivas (Demencias ).

Neurologia clínica

A área é dedicada aos atendimentos genéricos que envolvem problemas do SN. Nesse caso, o neurologista clínico realiza o diagnóstico e indica tratamentos por meio de medicamentos..

Dentre os problemas tratados por essa especialidade, podemos citar alguns, como:

  • perda de memória;
  • epilepsia;
  • insônia:
  • lombalgia;
  • meningite;
  • trombose cerebral;
  • esclerose múltipla;
  • enxaqueca.

Quando procurar o neurologista?

Agora, é possível visualizar melhor como o neurologista pode ajudar no tratamento de doenças ou de outras condições. Você percebeu que esse profissional atua de diferentes formas, dependendo da idade do paciente e do tipo de intervenção terapêutica (clínica ou cirúrgica).

Mas não é possível para o paciente saber qual das disfunções ele pode ter e que necessitam do cuidado desse médico. O que fará com que você perceba a urgência em procurar o neurologista é a atenção aos sinais que o seu organismo tem dado.

Por exemplo, alguns sintomas recorrentes irão demonstrar que é preciso buscar ajuda do especialista. Situações que você não percebe como algo sério podem precisar de investigação detalhada. Veja quais são esses casos:

Sintomas neurológicos

  • Dores de cabeça — esse sintoma é comum em qualquer pessoa, sendo que 70% das mulheres e 50% dos homens terão o sintoma uma vez na vida, pelo menos. Mesmo sendo um sinal recorrente e, na maioria das vezes, não se tratar de algo sério, é necessário buscar a ajuda do neurologista quando a dor de cabeça é aguda ou acompanhada de vômito, náuseas.
  • Alterações no sono — dificuldades em iniciar ou manter o sono , pernas inquietas, movimentos periódicos do sono , roncopatia , apneias, p[esadelos e distúrbio do comportamento do sono REM são os principais diagnósticos nesta area .
  • Fraqueza muscular — a dificuldade em se movimentar ou controlar os movimentos e a fraqueza muscular que piora com o tempo são sinais de problemas neurológicos. Esses sintomas podem estar associados a outros, como problemas para mastigar, respirar, falar ou engolir. Nesses casos, é necessário buscar o neurologista com urgência.
  • Outros sintomas que precisam de atenção do especialista são espasmos musculares, redução da visão, perda de memória e concentração, dores sem causa, diminuição da sensibilidade da pele, tonturas e vertigens.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como neurologista em Porto Alegre!

O que deseja encontrar?

Compartilhe