Em sua grande maioria, os indivíduos acometidos de Alzheimer são idosos. Uma das principais dificuldades dos familiares é a identificação dos sintomas.
Um sinal muito comum são as alterações comportamentais do doente, que passa a agir de forma diferente do habitual. Você já havia ouvido falar nisso? A maioria das pessoas, não. Para ajudar, este texto explica essas mudanças de comportamento.
O que é Alzheimer?
É um distúrbio neurodegenerativo, que provoca a perda das funções cognitivas. O primeiro sinal da doença é a perda da memória recente. O indivíduo acometido começa a se esquecer dos eventos que aconteceram no dia anterior, mas se lembra de fatos e situações que ocorreram há anos. Quando a doença se instaura, provoca um distúrbio no processamento de algumas proteínas do sistema nervoso central. Dessa forma, fragmentos dessas proteínas tóxicas ficam dentro dos neurônios. A toxicidade causa a perda progressiva de neurônios no hipocampo e no córtex cerebral.Quais são os sintomas?
A dificuldade de se lembrar dos episódios recentes é o primeiro sintoma evidente. Posteriormente, com a evolução do quadro, os sinais aumentam e são cada vez mais graves. Os principais sintomas são:- dificuldade de encontrar palavras que exprimem sentimentos;
- irritabilidade;
- agressividade;
- isolamento social;
- repetição da mesma pergunta várias vezes;
- dificuldade de manter uma conversa ou de elaborar pensamentos mais complexos;
- incapacidade de desenvolver estratégias para solucionar problemas;
- inaptidão para dirigir e se localizar;
- suspeição injustificada.