vertigem

Vertigem: sintomas, causas e tratamentos

Muitas pessoas confundem os termos e admitem a tontura e a vertigem como sinônimos. Porém, o termo tontura é equivocadamente usado para descrever várias sensações relacionadas, como vagas desorientações, lipotímias (sensação de desmaio), desequilíbrio,  e vertigem (falsa sensação de movimento).

As vertigens se caracterizam pela ilusāo de movimento do corpo girando ou do ambiente girando   , uma falsa sensação de movimento, alguns pacientes sentem que o corpo puxa para um dos lados e é dificil caminhar em linha reta e de olhos fechados .

Além dessa falsa sensação de movimento  a vertigem é acompanhada de outros sintomas, como:

• náuseas;
  • vômitos;
  • suor;
  • palidez;
  • zumbidos;
  • diminuição da audição.

É inegável que a vertigem pode desencadear uma série de sensações desagradáveis e até perigosas para pessoas que exercem profissões de alto risco, como dirigir, operar maquinário pesado, dentre outras. Devido a isso, caso as crises de vertigem se tornem recorrentes, é muito importante buscar ajuda de um neurologista.

Causas da vertigem

Na maioria dos casos, a vertigem está intimamente relacionada a doenças nos ouvidos, que recebem o nome de síndromes vestibulares periféricas ou labirintites. Além delas, também pode haver vertigem decorrente de alguma condição neurológica mais grave e complexa, como AVC e tumores cerebrais, por exemplo. Problemas cardiovasculares e psicológicos também podem ser incluídos na lista de fatores originários das vertigens.

Dentre todas as potenciais causas listadas, algumas se destacam por terem uma incidência bem maior do que outras. Diante disso, iremos detalhar a seguir algumas das causas mais comuns das vertigens:

Doenças do labirinto

A principal causa de vertigens agudas sāo as vertigens posicionais paroxísticas  benignas relacionadas a obstruçāo dos canais semi-circulares do labirinto por microscópicos otolitos(debris) que flutuam livremente nestes canais  e em certas ocasiões podem obstruí-los. Frequentes também sāo as enxaquecas vestibulares , crises de enxaqueca se manisfestando predominantemente como vertigens .

A doença de Meniére é um distúrbio labiríntico mais severo  provocado pelo   acúmulo de líquido nos canais semi-circulares do labirinto=”hydrops”. Ela se manifesta com crises de vertigem intensa, recorrentes com náuseas  e vômitos associados , zumbidos , perda auditiva e sensaçāo de ouvido cheio de líquido. O diagnóstico nāo é simples e por vezes necessita vários exames complementares .

A  neuronite vestibular (trata-se da inflamação do nervo vestibular, que passa pelo ouvido, causando  vertigens intensas , náuseas, vômitos e desequilíbrio), é comum após quadro respiratório infeccioso viral das vias aéreas . Alguns casos mais graves sāo causados pelo herpes vírus.

Existem causas mais raras como as deiscencias de canais semi-circulares , e as paroxysmias vestibulares .

Intoxicação por medicamentos

Ocorre devido à ingestão de medicamentos que são tóxicos ao aparelho vestibula(labirinto ou nervos vestibulares). Diversos antibióticos, anti-inflamatórios, diuréticos, quimioterápicos e anticonvulsivantes podem causar esse efeito colateral.

Além dos medicamentos propriamente ditos, a ingestão de substâncias, como cafeína, álcool e nicotina podem causar os mesmos efeitos nocivos e tóxicos ao labirinto ou nervos vestibulares .

Causas neurológicas

As vertigens podem ser causadas por inúmeras causas neurológicas sérias, como tumores cerebrais, AVC e traumatismos cranianos. Nesses casos, a vertigem pode surgir acompanhada de outros sintomas neu rológicos como dificuldade para falar , enxergar, perda de força muscular , visão dupla, dificuldade de ficar em pé e  dores de cabeça.