AVC

Saiba como prevenir um AVC

De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença que mais mata os brasileiros. É, também, a principal causa de incapacidade no mundo. A partir dessa estatística, é possível entender a gravidade do problema. Por isso, é importante conhecer todas as alternativas possíveis para evitar essa doença. Então, continue a leitura e saiba quais são as principais formas de prevenção.

O que é AVC?

AVC é a sigla para Acidente Vascular Cerebral. A patologia pode ser definida por ocorrência de um déficit neurológico súbito, decorrente de algum problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. A doença é classificada em dois tipos: isquêmico e hemorrágico. O acidente vascular cerebral isquêmico ocorre a partir da falta de circulação sanguínea no cérebro. A ausência de sangue é provocada pela obstrução de uma ou mais artérias. Também conhecido como derrame cerebral, o AVC acomete, principalmente, os idosos e pessoas com patologias que afetam o sistema circulatório. O tipo hemorrágico se manifesta por meio de um sangramento no cérebro, ocasionado pelo rompimento de um vaso sanguíneo ou uma artéria. Geralmente, atinge a população mais jovem e, caso a doença evolua, pode trazer graves transtornos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são diferentes para cada tipo da doença. Caso o quadro seja isquêmico, o indivíduo pode apresentar perda da força muscular, perda da visão, dormência no rosto, braço ou perna, distúrbios na fala, tontura, formigamento em um dos lados do corpo e alterações na memória. Caso o diagnóstico seja do tipo hemorrágico, os sintomas são:
  • súbita dor de cabeça;
  • edema cerebral;
  • aumento da pressão intracraniana;
  • náusea e vômito;
  • alterações neurológicas, semelhantes às causadas pelo tipo isquêmico.

Como prevenir?

A prevenção do problema passa pelo combate aos fatores de risco da doença. Saiba como você pode evitar ser acometido por um acidente vascular cerebral:
  • A hipertensão arterial é a causa mais recorrente do AVC. A melhor forma de prevenir a pressão alta é obtendo o diagnóstico e mantê-la sob controle, com uso de medicamentos prescritos pelo médico e pela adesão aos hábitos saudáveis, tais como reduzir o sal dos alimentos e praticar exercícios físicos.
  • Evitar fumar é outra forma importante de prevenção. O cigarro contém substâncias que aumentam a coagulação do sangue, prejudicando o seu fluxo e potencializando as chances de um derrame.
  • Manter alimentação saudável, realizar atividades físicas e manter doenças crônicas sob controle são hábitos que reduzem as chances de ocorrência do AVC. Dessa forma, evita-se o excesso de açúcar no sangue, colesterol alto e sobrepeso, causas comuns da doença.
  • Doenças vasculares podem formar coágulos nas artérias e veias do coração, provocando o acidente vascular cerebral. Por isso, tenha acompanhamento médico e faça exames de rotina para o devido controle.
Acredito que você tenha percebido que a melhor forma de prevenir um AVC é viver uma vida de hábitos saudáveis. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como neurologista em Porto Alegre

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp