enxaqueca

Enxaqueca: sintomas, causas e tratamentos

A enxaqueca é uma doença neurológica, que pode ter fundo genético. É caracterizada principalmente pela dor de cabeça forte, pulsante, em um ou em ambos os lados da cabeça.

Este artigo fala um pouco mais sobre o problema em si, além de citar as suas causas principais, sintomas e as formas de tratamento disponíveis. Se você gostaria de saber um pouco mais sobre a questão, prossiga com a leitura.

Quais são os sintomas da enxaqueca?

Além da dor de cabeça, que costuma ser bem forte, o problema causa sensibilidade à luz, a cheiros fortes e ao barulho. Causa, também, vômito ou náuseas, dormência no corpo, tontura e, às vezes, sintomas visuais como pontos luminosos ou escuros e linhas.

O que pode engatilhar uma crise?

Pessoas que sofrem o problema podem se deparar com crises nas seguintes situações:

  • durante um momento de estresse excessivo;
  • durante crises ou situações de ansiedade;
  • após longos momentos de jejum, uma vez que a ausência de alimentação é um dos fatores mais comuns para o desenvolvimento das cefaleias;
  • depois de uma ou mais noites mal dormidas – ideal é que se crie o hábito de dormir sempre no mesmo horário e que se tente manter um número adequado de horas de sono;
  • devido ao ciclo hormonal, em especial nas mulheres. A TPM (tensão pré-menstrual), por exemplo, é conhecida por seu alto potencial de causar dor de cabeça. Problemas no útero, como a endometriose ou ovários policísticos, podem agravar as situações já existentes;
  • excesso de alimentos ou bebidas estimulantes, como chás escuros, café, refrigerantes de cola, chocolates;
  • Uso desenfreado de analgésicos, que são paliativos e apenas controlam a dor, sem realmente tratar o problema;
  • sedentarismo;
  • causas de ordem genética: quando o problema aparece durante a infância ou a adolescência, existe grande possibilidade de que tenha sido adquirido por via genética.
  • depressão e alterações de humor.

Como é feito o diagnóstico?

Muitas pessoas não consultam o médico por não acreditarem que a dor de cabeça constante tenha um fundo mais preocupante. No entanto, é fato: se você tem dor de cabeça quase diariamente, precisa buscar ajuda especializada, inclusive para descartar a possibilidade de outros problemas de saúde.

Em geral, é uma excelente ideia consultar um médico neurologista. Na consulta, é padrão que ele busque informações sobre o seu histórico médico e, caso julgue necessário, solicite alguns exames por imagem.

Tratamento

Após o diagnóstico, o indivíduo será instruído acerca dos fatores desencadeantes das crises de enxaqueca e deverá se reorganizar, com o intuito de evitá-las. Isso pode exigir algumas mudanças de atitude, como o abandono do cigarro e da bebida alcoólica, além de tratamentos de ordem psicológica, caso haja quadros de desordem mental ou estresse grande.

Existe, ainda, a possibilidade de se fazer tratamento medicamentoso para a prevenção da enxaqueca. Normalmente, utilizam-se neuromoduladores, betabloqueadores ou antidepressivos.

A escolha do remédio deve ser feita apenas por um médico especialista, uma vez que toda medicação exige observação cautelosa. A automedicação, como bem sabemos, é muito perigosa.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como neurologista em Porto Alegre.

O que deseja encontrar?

Compartilhe