demência

Demência: conheça os tipos mais comuns

A demência é uma condição neurológica que ocasiona perda significativa das funções cognitivas, afetando a memória e trazendo dificuldades de concentração, raciocínio e comunicação, além de mudanças bruscas de personalidade.

Trata-se de uma doença que gera impactos gigantescos na vida das pessoas acometidas por ela, pois prejudica o rendimento no trabalho e interfere nas relações pessoais. Diante disso, os pacientes devem buscar ajuda médica e psicológica para lidar de maneira correta com essa doença.

Causas

A demência pode se apresentar em dois cenários, variando de acordo com o nível de gravidade: existem as demências reversíveis, que causam danos cerebrais, mas podem ser contornadas, caso tratadas adequadamente. Há também sequelas irreversíveis, que têm como principal característica a progressão contínua, sendo possível apenas retardar o avanço de seus sintomas.

As causas desses dois tipos de demência são distintas, como veremos.

As demências reversíveis podem ser causadas por:

• alterações metabólicas;
  • deficiência de vitamina B12;
  • hidrocefalia;
  • presença de tumores cerebrais;
  • uso de determinados medicamentos;
  • consumo excessivo de álcool.

Já as demências irreversíveis apresentam entre suas causas:

• degeneração em áreas específicas do cérebro;
  • problemas vasculares;
  • AVC;
  • doença de Alzheimer.

Sintomas

Os sintomas da demência são diversos e, geralmente, surgem de forma gradativa, iniciando-se de maneira praticamente imperceptível até se tornarem extremamente acentuados.

Deve-se ressaltar também que os sinais variam a  cada caso, podendo inclusive ser distintos em dois pacientes com o mesmo tipo de demência. No entanto, existem os sintomas mais comuns e detectáveis, sendo muito importante conhecê-los.

Perda de memória

O paciente passa a esquecer principalmente a memória recente, no início da demência, repetindo as mesmas perguntas, ou falando várias vezes sobre o mesmo assunto.

Mudanças drásticas e repentinas de personalidade

Conforme a demência piora, o paciente pode apresentar sinais latentes de agitação, desinteresse, apatia e agressividade, por exemplo.

Incapacidade para reconhecer pessoas e lugares

Fica cada vez mais difícil para o paciente se orientar no tempo e no espaço. Além disso, à medida que a doença avança, detectar rostos familiares também se torna complicado.

Alterações bruscas de apetite e falta de sono

É comum que os pacientes com demência passem a comer muito mais do que comiam, ou o inverso, abdicando de se alimentar com o mínimo necessário. Também não é raro que troquem o dia pela noite e não durmam o suficiente.

Dificuldade para falar e escrever

A comunicação passa a ser muito difícil, pois os níveis de compreensão do paciente tendem a diminuir gradativamente.

Dificuldade para manusear utensílios

A capacidade motora também é atingida pela demência, tornando o paciente dependente de outras pessoas, até nas tarefas mais básicas do cotidiano, quando a doença já está avançada.

Tipos de demência

Existem diversos tipos de demência, dentre os quais podemos destacar alguns com origens e causas distintas, além de sintomas diferentes, como detalharemos a seguir:

Demência vascular

Esse tipo engloba a maior parte dos casos de demência e tem origem em lesões cerebrais, ocasionadas por doenças vasculares, como AVC, infarto, dentre outras.

Os principais fatores de risco que podem potencializar o surgimento desse tipo da doença são: hipertensão arterial, diabetes mellitus, hipercolesterolemia, doença cardiovascular, fibrilação atrial, tabagismo, trombose, abuso de álcool e fatores genéticos.

Demência com corpos de Lewy

É ocasionada por uma série de alterações no sistema nervoso, chamadas corpos de Lewy. Os sintomas apresentados são os mesmos da Doença de Parkinson e incluem rigidez muscular, alucinações, além de quedas repetidas, desmaios, delírios, entre outros.

Demência frontotemporal

Essa doença tem origem na redução das regiões frontal e temporal do cérebro, causando alterações significativas na personalidade e na cognição do paciente. Dentre os sintomas apresentados, podemos destacar:

• desinibição;
  • impulsividade;
  • inquietação;
  • perda do julgamento;
  • oscilação emocional;
  • apatia;
  • desinteresse;
  • perda de motivação;
  • isolamento;
  • comportamentos inadequados em público, como urinar, por exemplo.

Os sintomas não surgem assim que a doença se inicia, podendo levar até dois anos para que eles comecem a se apresentar de maneira mais latente.

Quer saber mais? Estou sempre disponível para responder quaisquer dúvidas que vocês possam ter, e ficarei muito feliz em interagir com todos sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como neurologista em Porto Alegre!