demência com corpos de Lewy

Demência por Corpos de Lewy: sintomas, causas e tratamentos

Demência por corpos de Lewy: você já ouviu falar sobre este problema? Se sim, sabe quais são as suas causas e os possíveis tratamentos disponíveis no mercado?

Se este assunto lhe causa inquietação, prossiga com a leitura deste breve, porém esclarecedor artigo.

O que é Demência por corpos de Lewy?

É o terceiro tipo mais comum de demência e normalmente se desenvolve em indivíduos a partir dos sessenta anos de idade.

Chamamos de demência a diminuição lenta, porém progressiva, das funções mentais. Pessoas com demência tendem a ter quadros de perda de memória, dificuldade para organizar pensamentos ou para falar e diminuição da capacidade de apreender significados.

Demência por corpos de Lewy, neste ínterim, trata-se da perda progressiva de funções cognitivas, comum também em pessoas que possuem a doença de Parkinson.

Pessoas com o problema-título deste artigo variam entre a sonolência intensa e o estado de alerta, que pode trazer consigo também um estado de agressividade, e frequentemente possuem problemas motores, alucinações ou dificuldade para escrever, falar, desenhar.

Quais são as causas?

Na demência por corpos de Lewy, assim como na demência causada pela doença de Parkinson, verificamos o surgimento de depósitos anormais de proteínas (as quais chamamos de corpos de Lewy) na região das células nervosas. Este crescimento de proteínas, por sua vez, é responsável pela morte das células cerebrais.

Quais são os sintomas?

São muito semelhantes aos sintomas da doença de Alzheimer, ou seja, incluem problemas para controlar os impulsos comportamentais, dificuldade motora, incapacidade de formular pensamentos complexos ou de acompanhar conversas longas, desorientação espacial e perda de memória.

Nos estágios iniciais da demência por corpos de Lewy, a função mental oscila de forma bastante significativa. É comum, como já comentamos, que os pacientes ajam de forma agitada e nervosa em um dia e, no dia seguinte, busquem isolamento ou durmam por  muitas horas seguidas. Momentos de silêncio e apatia, seguidos de contemplação, muda também podem acontecer.

Alucinações vívidas, delírios ameaçadores e paranoia também são esperadas em pessoas que sofrem deste mal. Estes problemas, aliás, aparecem em estágios iniciais ou intermediários da doença.

Outros sintomas podem incluir: dificuldade de locomoção, perda de equilíbrio (às vezes acompanhada pela dificuldade de manter em pé), tremores físicos, músculos rígidos, dificuldade para dormir e excesso de movimento durante o sono.

Problemas urinários, sudorese excessiva, desmaios, boca seca e constipação intestinal, além da perda da capacidade de controle das funções motoras simples, também podem acontecer.

Após o aparecimento dos sintomas e do diagnóstico, os indivíduos afetados geralmente possuem sobreviva de seis a doze anos.

Tratamento

Neste tipo de demência, evita-se a utilização de medicamentos antipsicóticos sempre que possível, uma vez que eles podem piorar os delírios e alucinações e fazer com que o paciente se torne agressivo ou entre em quadros de sofrimento.

Em geral, pode-se utilizar os mesmos medicamentos normalmente destinados a indivíduos que possuem a doença de Parkinson, como a rivastigmina.

Convém fazer um último adendo: cada caso é único dentro da medicina, por mais que os sintomas sejam comuns às pessoas afetadas por um problema clínico específico. Não se pode fazer diagnósticos por meio da internet, tampouco se pode fornecer doses seguras de qualquer medicamento sem avaliação e acompanhamento médico.

Quer saber mais sobre Demência com Corpos de Lewy? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como neurologista em Porto Alegre