afasia

Afasia: quais são os fatores responsáveis pela perda da linguagem?

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de compreender ou expressar a linguagem. É causada por danos nas áreas cerebrais que controlam a linguagem e pode ser temporário ou permanente. Ao contrário dos distúrbios neurológicos que prejudicam as funções linguísticas e motoras, a afasia abrange a capacidade mental em expressar sons da fala, vocabulário e seus significados. Existem diversos tipos, cada um possui sintomas distintos e causados por lesões diferentes no cérebro.
  • Afasia de Broca ocorre por danos no lobo frontal, área cerebral responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, linguagem e emoção;
  • Afasia de Wernicke resulta por lesões no lobo temporal, àrea responsável pelo gerenciamento da memória;
  • Afasia mista, situação em que as duas zonas são afetadas.
A maior parte é causada por danos no hemisfério esquerdo do cérebro – área de Broca e área de Wernicke –, que são importantes para a capacidade linguística da pessoa.

Fatores responsáveis pela afasia

As causas mais comuns são:
  • Acidente vascular cerebral – AVC;
  • Demências- Afasias primárias progressivas
  • Infecção cerebral – encefalite.
  • Tumores CEREBRAIS
Caso a doença resulte de uma doença progressiva, como um tumor cerebral, a condição piora na medida que o tumor evolui. O crescimento da massa tumoral invade áreas cerebrais responsáveis pela linguagem, pressionando e prejudicando a capacidade de entendimento. Alguns tipos de demência podem também caracterizar o quadro progressivo dessa condição.

Como saber qual o tipo de afasia?

Os sinais variam de acordo com a extensão do dano e a região do cérebro afetada, sendo os mais comuns:

Dificuldade para falar – Afasia de Broca

Nesse caso, a pessoa tem dificuldade em pronunciar as palavras que deseja, substituindo por outras que não fazem sentido no contexto. Como substituir a palavra “casa” por “pasta”. A pessoa também apresenta dificuldades em criar frases com mais palavras, misturando palavras sem sentido ou que não existem.

Dificuldade para compreender – Afasia de Wernicke

Nesse caso, a pessoa não entende corretamente o que outras pessoas estão dizendo, sobretudo quando falam mais rápido ou há barulho no ambiente. Além disso, essas pessoas sentem dificuldade para ler jornais ou qualquer conteúdo escrito. Outra dificuldade apresentada, refere-se a compreender o conceito de números, como contar dinheiro e calcular as horas. E ainda, compreender a forma lúdica de piadas ou expressões populares.

Outros tipos

Na afasia de desconexão, as lesões ocorrem nas áreas de Broca e de Wernicke, combinando então os dois sintomas. O tipo semântico é causado por lesões no hemisfério esquerdo que não atingem a área de Broca ou de Wernicke. Em geral, ocorre após um ferimento na cabeça ou o diagnóstico pela doença de Alzheimer. Situações causadas por um acidente vascular cerebral ou traumatismo craniano podem recuperar algumas capacidades linguísticas. Porém, a chance de recuperação é mais baixa nos casos mais graves da afasia. Apesar da dificuldade em se comunicar com um paciente que sofre da afasia, é importante se valer de estratégias para facilitar a convivência e promover uma melhora da qualidade de vida da pessoa. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como neurologista em Porto Alegre.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp